13 de out. de 2014

Conexão Cultura Brasil - Intercâmbios


1. Para que serve o Edital Conexão Cultura Brasil  - Intercâmbios?
Para viabilizar a presença de agentes culturais brasileiros em eventos e atividades de apresentação artística e cultural, de formação e capacitação artística, acadêmica, técnica e de gestão cultural e de atividades de geração de negócios dentro e fora do Brasil.

2. O interessado em participar pode escolher qualquer instituição que quiser para fazer um intercâmbio ou somente aquelas que foram divulgadas pelo Ministério da Cultura ?
As instituições divulgadas até então pelo MinC foram as que inicialmente manifestaram interesse em receber brasileiros.
O candidato pode escolher a instituição que quiser, no Brasil e no exterior, para estudar ou participar de alguma atividade.
Vale ressaltar que o edital prevê participação em festivais, feiras e eventos artísticos e culturais, além de instituições voltadas para formação.

3. Existem bolsas de estudos garantidas no Edital Conexão Cultura Brasil - Intercâmbios?
Não.
O edital Conexão Cultura Brasil - Intercâmbios, nessa primeira edição, oferece a oportunidade de ajuda de custo para passagem, alimentação, hospedagem, por exemplo.
Algumas instituições manifestaram interesse em receber artistas e estudantes brasileiros e, em algumas situações, conceder bolsas de estudo, mas isso não é garantido e terá que ser pleiteado pelo candidato junto às instituições. No caso do Reino unido, o contato deve ser feito exclusivamente com o British Council no Brasil.
A Universidade de Bolonha e o Instituto Europeu de Design já confirmaram a concessão de algumas bolsas que serão anunciadas em breve.
Acesseem anexo, a lista de instituições interessadas e os contatos:

4. Como entrar em contato com as instituições do Reino Unido?
No caso do Reino Unido, os interessados não deverão entrar em contato direto com as instituições de lá e sim com o British Council do Brasil, que fará essa intermediação.
Para isso entre no link do British Council do Brasil, inscreva a sua ideia e espere ser contatado: http://goo.gl/rIx0zv.

5. Como é o passo a passo para me inscrever ?
I.     Primeiramente, você deve escolher qualquer instituição do Brasil ou do mundo onde você gostaria de fazer um intercâmbio ou atividade artística ou de formação.

II.     Entrar em contato com essa instituição escolhida e pleitear a oportunidade, segundo os critérios de seleção de cada instituição.
 Se a instituição anfitriã tiver interesse e possibilidade de te receber esta terá que te enviar uma carta-convite que você deverá apresentar na etapa final do seu processo de inscrição da seleção do edital.

III.      Ao mesmo tempo, você deve começar a criar/ativar uma conta sua no Salicweb (sistema de cadastro de projetos do MinC – www.sistemas.cultura.gov.br/propostaweb) e começar a escrever o seu projeto, preenchendo os formulários nesse sistema e anexando os documentos pedidos no Edital. Ao final não esqueça de apertar o botão final de envio do projeto.

IV.     Com o projeto enviado, enquanto aguarda o resultado da seleção, acompanhe a análise do pedido da sua carta-convite junto à instituição que irá te receber. Após o MinC divulgar o resultado da seleção, você terá somente 5 dias úteis para mandar essa carta para o Ministério.


6. É necessário falar a língua do país que te receberá?
O Edital não obriga que você fale outra língua, mas a instituição que te receberá poderá exigir que você fale o idioma utilizado na atividade na qual você vai participar.
Portanto, isso será negociado caso a caso entre você e a instituição que te receberá.

7. Quem pode tirar dúvidas dos proponentes sobre o edital e como se comunicar com as instituições estrangeiras para conseguir as cartas-convite?
As Incubadora Brasil Criativo (caso exista alguma no seu estado) ou alguma representação do regional do MinC, dispõem  de equipe capacitada para sanar possíveis dúvidas. Veja a lista de contatos abaixo.

Instituição
Contato
Telefone
E-Mail
Endereço
RJ -Incubadora Rio Criativo
Graciele Amora e Daniel Biléu
(21)8807-3531 / 2216-8502
Liceu de Artes e Ofícios - Rua Frederico Silva, 86, Praça XI
PA -Incubadora Pará Criativo
Lorena Moreira e Juliane Frazão
Praça Justo Chermont, 236, Nazaré
MT - Incubadora Mato Grosso Criativo
Ana Eliza Lucialdo
Av. Presidente Getúlio Vargas, 247, Centro
BA - Incubadora Bahia Criativa
Yasmin Caldas e Alenk Nobre
Praça Tomé de Souza, s/nº - Palácio Rio Branco - Centro
RN - Incubadora Rio Grande do Norte
Dênia Cruz
Fundação Extraordinária de Cultura José Augusto
Rua Jundiaí, nº 641 - Tirol
AC - Incubadora Acre Criativo
Karla Kristina Martins
Rua Senador Eduardo Assmar, 1291
Regional do Rio de Janeiro / Espírito Santo
Fabio Lima
(21) 3733-7100/ 3733-7103/ 3733-7104
Rua Imprensa, 16, 1º andar,Centro
Regional Centro-Oeste
Beatriz Wanderley
Esplanada dos Ministérios Bloco B - 4º andar
Regional Norte

Delson Luiz Cruz
(91) 3073-4150/4156/4154/4155
Avenida  Governador José Malcher, nº 474, Bairro Nazaré
Regional Bahia e Sergipe
Luiz Henrique Sena
(71) 3417-6916 /6918/ 6910/ 6924 / 8201-7018
Rua Inácio Acioly, nº 6, (antiga Rua da Terceira Ordem Pelourinho
Regional Acre
Neyla Morais
Rua Dom Bosco, 186 - Bosque
Regional Nordeste
José Gilson Matias Barros
(81) 3117-8430/3317-8434/3117-8435
Rua do  Bom Jesus, 237, Bairro  do Recife
Regional Minas Gerais
Cesária  Alice Macedo
(31) 3055-5900/5901
Rua Rio Grande do Sul, 940, Santo Agostinho
Regional Sul
Margarete Costa Moraes
(51) 3204-7600/7610
Rua André Puente, nº 441, sala 604 – Bairro Independência
Regional São Paulo
Valério da Costa Bemfica
(11) 2766-4300
Rua Julio Marcondes Salgado,  234 - Campos Elíseos



8. Os intercâmbios podem ser no Brasil?

Sim .
Os intercâmbios apoiados pelo Edital Conexão Cultura Brasil - Intercâmbios poderão ser realizados dentro e fora do Brasil.
Por exemplo: um agente cultural da Amazônia poderá escolher estudar ou participar de atividades artísticas em instituição ou evento de qualquer cidade do Brasil.


9. Os intercâmbios são só acadêmicos?
Não.
Está previsto a participação de artistas e produtores em festivais, eventos culturais e eventos de negócios.
Podem ser também intercâmbios de formação técnica (ex: cenógrafo, camera-man, figurinista, editor de áudio e vídeo, roteirista e etc.), de formação artística (em teatros, orquestras, escolas ou grupos de dança, circo e etc.) e até mesmo estágios e vivências (gestão de museus, gestão de equipamentos culturais, start ups, empresas de economia criativa e etc.).


10. Todas as áreas de humanas podem participar?
Só serão aceitas propostas referentes as áreas artísticas, culturais e da economia criativa listadas abaixo.

I.              patrimônio cultural (material, imaterial, arquivos e museus);
II.            expressões culturais (artesanato, culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, artes visuais e digitais);
III.          artes do espetáculo (dança, música, circo, teatro);
IV.          audiovisual (cinema e vídeo);
V.            livro, leitura e literatura (publicações e mídias impressas); e
VI.          criações culturais e funcionais (moda, design, arquitetura, gastronomia, games, novas mídias).


11. Quanto tempo pode durar o meu intercâmbio ?
Sua atividade pode durar até 12 meses, mas o apoio financeiro do Ministério da Cultura é uma ajuda de custo que não necessariamente cobre todo o período da atividade.

12. Qual são os períodos de inscrição?
As inscrições devem ser realizadas levando em consideração o primeiro dia da viagem e não o do evento, de acordo como prazo estabelecido abaixo.

Viagens previstas para:
Envio das propostas até:
Novembro 2014
29/08/2014
Dezembro 2014
01/10/2014
Janeiro, Fevereiro e Março 2015
07/11/2014


13. Se eu for selecionado, quanto e como eu vou receber?
 O auxílio é pago em uma única parcela que será depositada na sua conta bancária. 
O valor do apoio financeiro dependerá do destino do intercâmbio e do período de realização da atividade, conforme tabelas abaixo.

Destinos no Brasil:

Destinos
Origem
Valor de Apoio (Individual)
Região Norte
Partindo da Região Sudeste
R$ 2.300,00
Partida da Região Centro-Oeste
R$ 2.000,00
Partida da Região Sul
R$ 2.500,00
Partida da Região Nordeste
R$ 1.500,00
Partida da Região Norte
R$ 1.000,00
Região Nordeste
Partindo da Região Sudeste
R$ 1.300,00
Partida da Região Centro-Oeste
R$ 1.300,00
Partida da Região Sul
R$ 2.000,00
Partida da Região Nordeste
R$ 800,00                                     
Partida da Região Norte
R$ 1.500,00
Região Centro-Oeste
Partindo da Região Sudeste
R$ 1.000,00
Partida da Região Centro-Oeste
R$ 800,00
Partida da Região Sul
R$ 1.800,00
Partida da Região Nordeste
R$ 1.300,00
Partida da Região Norte
R$ 2.000,00
Região Sudeste
Partindo da Região Sudeste
R$ 800,00
Partida da Região Centro-Oeste
R$ 1.000,00
Partida da Região Sul
R$ 1.500,00
Partida da Região Nordeste
R$ 1.300,00
Partida da Região Norte
R$ 2.300,00
Região Sul
Partindo da Região Sudeste
R$ 1.500,00
Partida da Região Centro-Oeste
R$ 1.800,00
Partida da Região Sul
R$ 800,00
Partida da Região Nordeste
R$ 2.000,00
Partida da Região Norte
R$ 2.500,00

Destinos no exterior:

Destinos
Valor de Apoio (Individual)
Países do Continente Africano
R$ 5.500,00
Países das Américas Central e do Norte
R$ 4.500,00
Países da América do Sul
R$ 2.500,00
Países do Continente Asiático
R$ 6.000,00
Países do Continente Europeu
R$ 4.500,00
Países da Oceania
R$ 5.500,00

Auxílios adicionais:

Critérios
Valor Adicional (Individual)
Requerimentos originários de Estados da Amazônia Legal, independente do destino
R$ 500,00
Residências ou cursos a serem realizados no Brasil com duração superior a 30 dias
R$ 1.000,00 a cada 30 (trinta) dias, totalizando,no máximo de 90 (noventa) dias, R$ 3.000,00
Residências ou cursos a serem realizados fora do Brasil com duração superior a 30 dias
R$ 2.000,00 a cada 30 (trinta) dias, totalizando no máximo de90 (noventa) dias, R$ 6.000,00


O Manual completo de inscrição no edital pode ser acessado no link: http://goo.gl/Yz7KFA



Para as dúvidas relativas ao SalicWeb, sistema utilizado para cadastramento de proponente e inscrição das propostas, segue em anexo dois documentos auxiliares: Manual de Inscrições do SalicWeb e  Manual do Proponente. Se as dúvidas relativas a cadastramento no SalicWeb, por favor contate: kesia.dantas@cultura.gov.br 











UWC Committee of India – Selections 2015. Apply Now!


Are you a highly-motivated individual ready for an education that is life-changing? Apply now to study at UWC with 240 friends from over 60 countries!
Calling all alumni and friends to help spread the word! Here’s what you can help with -
1) Send us an email and ask for a promotional kit to use in your area.
2) Nominate an NGO that works in youth education and would be a good fit for UWCs.
3) Promote UWC Selections within your educational institutions and community organisations.
Feel free to write to advancement@muwci.net for any questions/suggestions you may have. 
Applications are invited for September 2015 entry to UWC Schools & Colleges situated in UK, Canada, USA, Italy, Hong Kong, Swaziland, Norway, India, Costa Rica, Bosnia, the Netherlands, Armenia, China and Germany.
 -Provide the opportunity for highly motivated young people from diverse backgrounds to transcend the many boundaries that divide our world.
 -Offer the two -year International Baccalaureate (IB) Diploma Programme. The Association of Indian Universities recognizes the IB Diploma as the equivalent of completing grade XII.
Some need- based full and part scholarships are available to students accepted through the selection process.
To apply, candidates must be:  Indian nationals/PIO/OCI  born between 1st September, 1997 and 1st September 1999. Candidates born outside this period may be considered at the discretion of the Schools and Colleges  in grade X or XI
Successful candidates are responsible citizens who are socially and environmentally aware and committed to the ideals of peace and justice and co-operation through action and personal example. For more information on the United World Colleges and the educational experience they provide, please visit:
To obtain a paper application, please send a non -refundable Demand Draft/cheque payable in Mumbai for`1000/- drawn in favour of “The United World Colleges Committee (India)” and send a self-addressed envelope (A4 size) affixed with `50/-stamp to the address listed below. (In case the application fee represents a hardship, please write to info@muwci.net) OR You can download the application form from our website here
The application forms will be issued till the 5th of January, 2015. Completed applications must reach on or before 15th January 2015. Those wishing to apply only to UWC Mahindra College (India) may submit their forms latest by 13th February 2015. Applications after the extended 13th February deadline will not be accepted. Please note that offers are made before Grade X Board results are announced.Students must not make more than one application to UWC concurrently. Making more than one application could result in a rejection of all applications. Students cannot apply through the UWC Committee (India) if applying directly to UWC Singapore.
For students interested in Sept 2016 Entry: Please note the UWC Committee (India) will be following new timelines for the subsequent year’s application process. Application forms will be available from June 2015 and accepted until the end of August 2015.
The United World Colleges Committee (India)
Mahindra Towers, Ground Floor, Worli, Mumbai 400018
Tel: 022 – 24974625, 022 – 24905937
Email: parekh.smita@mahindra.com | fernandes.alethea@mahindra.com

You are invited to apply for a scholarship to ALU


Applications are now open!
Today I would like to share an exciting opportunity with you. You may have already heard of ALU - a university built on the success of ALA. You now have the opportunity to apply to ALU and earn a full scholarship to attend our Mauritius campus.

You can learn more about ALU from our website and you can apply here.

ALU brings the best tertiary education in the world to Africa. We want to make this opportunity accessible to the most talented, motivated young people on the continent, so we have partnered with leading companies to provide our 2015 class with a full scholarship to attend ALU.

One of the special things about ALU is that you are guaranteed an annual internship with one of the world's best companies. After completing the 3-year program at ALU, students who perform well in their internships can work full-time with these companies.

Should you get admitted, you will be able to enroll as early as September 2015. The early application deadline is 7 December 2014.

12 de out. de 2014

Gulen Institute Youth Platform


AWARDS FOR STUDENTS
All winners who ranked from 1st place to 30th place will be awarded a sponsored excursion to Washington, D.C.
In addition to participating in the award ceremony, students will have the opportunity to meet honorable U.S. Congress members, participate in discussions, visit local university and think-tank organizations, and enjoy tourist attractions in Washington, D.C.
Winning students’ airfare, accommodations, meals, and transportation will be sponsored
All winners will receive a Certificate of Award from the Gulen Institute at the University of Houston.

 Deadline for the submission of essay is December 15, 2014. 

9 de out. de 2014

Online Volunteering

Você não tem tempo para ir até um local fazer trabalho voluntário? Que tal o Online Volunteering? É uma proposta onde os voluntários fazer o trabalho de sua casa ou qualquer lugar onde possam ter um computador e conexão com a internet. As possibilidades são inúmeras e ainda muitos deles ainda são cartas de recomendação e certificados após o término da ação proposta. Use seus talentos, volunteer online.


Take action for development

Hundreds of opportunities are available

  • Join hands with people from across the globe
  • Unleash your talents to help address challenges faced by developing countries
  • Engage in the work of grassroots organizations, international NGOs, local governments, educational institutions and United Nations agencies
  • Experience the flexibility of volunteering online

Abra a Arca do Tesouro! Ajude a disponibilizar registros históricos para pesquisa. https://familysearch.org/indexing/ - Faça indexação de sua casa.

Torne-se voluntário hoje!



8 de out. de 2014

‪#‎JourneyToMars‬


         


I just sent my name to fly on Orion's flight test, scheduled to launch Dec. 4 - 6, 2014!

Orion is NASA's new spacecraft that will carry humans into deep space.

Get Your Own Boarding Pass On NASA's #JourneyToMars!
Send your name here: go.usa.gov/vcpz

6 de out. de 2014

Trick-or-Treat for UNICEF


ABOUT TRICK-OR-TREAT

Trick-or-Treat for UNICEF began in 1950 as a way to help kids who need more than candy. Since then, children all over America have gone door-to-door on Halloween with UNICEF collection boxes, calling out, "Trick-or-Treat for UNICEF!" They have raised more than $170 million for the U.S. Fund for UNICEF since 1950.

ORDER YOUR BOXES

Teachers and group leaders! Order yourTrick-or-Treat for UNICEF collection boxes or download the eco-friendly DIY Fundraising Kit. You can also access free lesson plans and other classroom resources!

Trick-or-Treat for UNICEF is a fund-raising program for children sponsored by the United Nations Children's Fund (UNICEF). Started on Halloween 1950 as a local event in Philadelphia, PennsylvaniaUnited States, the program historically involves the distribution of small orange boxes by schools to trick-or-treaters, in which they can solicit small change donations from the houses they visit. Millions of children in the United States, Canada, Ireland, Mexico, and Hong Kong participate in Halloween-related fund-raising events for Trick-or-Treat for UNICEF, and the program has raised over US $188 million worldwide.

2 de out. de 2014

Blog Action Day 2014

Every year since 2007, thousands of bloggers have come together for one day to talk about one important issue, like Poverty, Climate Change andHuman Rights amongst others. Find out more about Blog Action Day

29 de set. de 2014

♥ English Immersion Program 2013 ♥

Inspirado no Diário de Imersão Cultural da Késia Nunes, eu decidi escrever este post.
No ano passado eu tive a oportunidade de postar minhas fotos no EI, mas não havia escrito muito sobre esta maravilhosa experiência.
O English Immersion U.S.A. é uma imersão na cultura americana. Para participar deste programa você precisa ser um semifinalista do programa Jovens Embaixadores. O programa é organizado pela Embaixada com a ajuda de alguma instituição parceira, na edição 2013 foi a Casa Thomas Jefferson. O local varia de ano para ano, em 2013 aconteceu apenas em Brasília com todos os candidatos, mas neste ano aconteceu em Londrina e Belém.  Nesta imersão tivemos a oportunidade conhecer a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, o Tacca e o Conrado e também a capital federal. Antes de chegar temos todo um pré-EIP com dicas dos participantes das edições anteriores junto de muitos e-mails importantes, na edição 2013 a participante que nos ajudou foi a Melissa, de Minas, com o seu Honey Moment ♥:

Geralmente ocorrem divisões de grupos misturando pessoas de todo o país, inclusive nos quartos. No meu quarto eu era de SC e meu roommate do Acre.


Além da imersão ser USA você acabe conhecendo coisas do Brasil, por exemplo, na foto acima eu experimente os guaranás Inca Kola e Guaraná Jesus (do Maranhão). Na CTJ tivemos um schedule organizado com horas das atividades, aulas, refeições e etc. Cada ano tem temas diferentes e coisas para fazer, na edição 2013 foi a música através do tempo nos EUA, segue nosso schedule:



Além de tudo isso comemos muito no EIP. Para muitos o EIP também é uma oportunidade para ter a sua experiência com aviões, todos que moram longe da cidade onde será realizado o evento, geralmente, vão de avião. Espero que eu tenha conseguido transmitir através de palavras um pouco do que é o maravilhoso English Immersion Program. Aos finalistas do JE que não foram para o YA, não fiquem tristes por ir ao EIP, com toda certeza é um programa maravilhoso.


*Desculpem pelos erros de ortografia/gramática sem tempo para revisões e correções :P

Você é Immersioner? Que tal um guia para sua imersão: