30 de dez de 2015

[EU ESCRITOR] Perspectiva



Última semana do ano. Últimas oportunidades de fazer o bem neste ano. Falávamos ontem sobre a perspectiva do tempo - que para crianças que viveram poucos anos, existe a impressão de quem o tempo passa muito de vagar, e o oposto com os adultos - sobre o tempo, encontrei o seguinte, recentemente utilizado em um discurso por um grande amigo:
Imagine que você tem uma conta corrente e a cada manhã você acorda com um saldo de R$ 86.400,00. 

Só que não é permitido transferir o saldo do dia para o dia seguinte. Todas as noites, seu saldo é zerado, mesmo que você não tenha conseguido gastá-lo durante o dia. O que você faz? Você irá gastar cada centavo, é claro! Todos nós somos clientes desse banco de que estamos falando. Chama-se TEMPO. 

Todas as manhãs, são creditados, para cada um, 86.400 segundos. 
Todas as noites, o saldo é debitado como perda. 
Não é permitido acumular esse saldo para o dia seguinte. 

Todas as manhãs, sua conta é inicializada e, todas as noites, as sobras do dia evaporam-se. 
Não há volta. Você precisa gastar, vivendo no presente o seu depósito diário. 
Invista, então, no que for melhor: na saúde, na felicidade e no sucesso! O relógio está correndo. 

Faça o melhor para o seu dia-a-dia. 
Para você perceber o valor de UM ANO, pergunte a um estudante que repetiu de ano. 
Para você perceber o valor de UM MÊS, pergunte para uma mãe que teve o seu bebê prematuramente. 
Para você perceber o valor de UMA SEMANA, pergunte a um editor de um jornal semanal. 
Para você perceber o valor de UMA HORA, pergunte aos enamorados que estão esperando para se encontrar. 
Para você perceber o valor de UM MINUTO, pergunte a uma pessoa que perdeu um avião.
Para você perceber o valor de UM SEGUNDO, pergunte a uma pessoa que conseguiu evitar um acidente. 
Para você perceber o valor de UM MILISEGUNDO, pergunte a alguém que venceu a medalha de prata em uma Olimpíada. 

Valorize cada momento que você tem! E valorize mais, porque você deve dividir com alguém especial, especial suficiente para gastar o seu tempo junto com você. 

Lembre-se de que o tempo não espera por ninguém. 

Ontem é história.
O amanhã é um mistério. 
O hoje é uma dádiva; por isso, é chamado de PRESENTE!

Autor Desconhecido.

"Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver." (Dalai Lama )

“Vive o hoje, porque o ontem já passou e o amanhã talvez nem chegue.” (Antoine de Saint-Exupéry)

Os profetas de todas as eras assim o declararam: “Esta vida é o tempo para os homens prepararem-se para encontrar Deus. (…) Não deixeis o dia do arrependimento para o fim”.

As provações e testes se aplicam tanto aos ricos quanto aos pobres. Há vários anos, pediram-me que eu operasse um homem muito rico. Uma biópsia cirúrgica confirmou que ele tinha um câncer avançado que havia se espalhado por todo o corpo. Quando lhe dei a notícia, sua reação imediata foi recorrer à sua riqueza. Ele iria a qualquer lugar ou faria qualquer coisa para curar sua doença. Achou que poderia comprar a saúde. Mas, pouco depois, ele faleceu. Alguém perguntou: “Quanto ele deixou ao morrer?” A resposta, evidentemente, foi: “Tudo!”

Suas prioridades estavam nas coisas do mundo. Sua escada para o sucesso estava apoiada na parede errada. Penso nele quando leio esta escritura: “Eis que vossos dias de provação se passaram; procrastinastes o dia de vossa salvação até que se tornou (…) demasiado tarde”.

Algumas pessoas vivem como se não houvesse um dia de acerto de contas. Outros desperdiçam o tempo atual com um incapacitante temor do futuro ou uma paralisante preocupação com erros do passado. Bem faríamos em dar ouvidos às palavras de um poeta, que estavam inscritas num relógio de sol:

A sombra que meu ponteiro projeta
Divide o futuro do passado:
Diante dela, dorme a hora não nascida,
Em trevas, e além de teu poder;
Atrás, está a linha sem retorno,
A hora desaparecida, que já não é mais tua;
Somente uma hora está em tuas mãos, —
É o AGORA em que a sombra se encontra.

Russell M. Nelson - Abril de 2005.

 Aproveitar melhor o tempo com experiências, viagens, abraços, coisas boas - ter uma vida repleta de bons momentos, ótimas memórias, tento buscar isso, sou grato pelo privilégio de estar me preparando para servir missão por dois anos, o que está me ajudando a perceber a urgência da necessidade de aproveitar bem meu tempo agora. Algumas citações sobre missão que eu encontrei e gostei muito:

Ao pensar, constantemente, em quantos dias ainda me restam antes de sair para missão, tento controlar minha ansiedade lembrando da reconfortante mensagem da escritura que diz: "Aquietai-vos, e Sabei Que Eu Sou Deus."