23 de jun. de 2011

Manifestação de Alunos da Escola de Educação Básica Dom Orlando Dotti Caçador-SC, Greve dos Professores

Carolen Catapan, Claudia Mroz, Claudio Antonio Klaus, Fernanda Putti e Virginia Coldebella . Objetivo do texto: 1º. Chegar a Imprensa e Moacir Pereira. 2º Alunos Dar-sem conta da importância dos Professores!
Manifesto pelo Direito de Ter Direitos, Pelo Direiro de ser Professor.

Desde o começo é assim, a educação sendo jogada no lixo por qualquer um, desde lixeiro até presidente. Nunca houve valorização da educação e há tempos não é mais possível suportar o descaso, Sim, está insuportável, qualquer um percebe. Chegamos a um ponto em que ninguém mais sabe o que esperar do governo e  dem o que esperar das escolas, uma goteira dentro das salas de aula é tão normal quanto uma lâmpada. Um professor mal remunerado é mais fácil ainda de encontrar . Veja bem, como é que podemos ver isso e continuarmos calados? Não é possível, o professor é um dos profissionais mais merecedores de valorização e por tudo que faz..
..deveria receber o que mete não o que o governo acha que é bom. Um governador recebe mais de dez mil reais por mês para fazer o que?  fazer discursos e nos enganar ? Enquanto um professor recebe um salário mínimo para nos educar, nos ensinar, não ensina apenas o que vai cair em provas, ou o que irá acontecer dentro da escola, ele nos ensina valores, e muitas vezes, nos prepara para o que pode vir em nossa vida. E agora? Quem merece o salário de mais de dez mil?
O que é o professor?
O conhecimento não envolve apenas saber contas, regras do português e do inglês, coissas sobre o planeta, sobre o nosso corpo, sobre nosso corpo, envolve conhecer além de si mesmo, os outros, vivendo em paz. E quem se não os professores para nos ensinar nos ensinar isso tudo? O que são eles? Nossos segundos pais. Eles são o caminho para o sucesso, sempre serão a lembrança mais forte do que é ser aluno, do que e ser um humano, que mesmo com erros conssegue ter acertos graças a um grande professor. E ao invés de ser: "atrás de um grande homem existe uma grande mulher", será: "Atrás de um grande aluno há um grande professor. E é justo fazer o que estão fazerndo  com estes professores?
A situação já estava ruim quando o governo não pagava o que estava previsto na lei, como sempre, indo contra as leis que eles mesmos aprovaram. Ficou ainda pior quando resolveram diminuir ainda mais o salário. Ninguém tem sangue tão frio e cabeça tão baixa para aceitar e tinha chegado o momento certo de agir. e tudo se inicia de repente, nada era concreto, poucos sabiam sobre, e em um piscar de olhos se transformou em um protesto de proporções nacionais. Começou com algumas escolas, parando professores, fazendo protestos, e de repente não era pouco era muito. Muitos estados,  professores, muitas cidades, escolas, muitas pessoas. Todos em movimento para acabar com a desvalorização. Nas ruas, professores lutando pelo que é seu de direito, junto  de alunos,  pais e pessoas indignadas com o que acontecia, do outro lado, um governo agindo a surdina, ameaçando e tentando acabar com o que chamavam de movimento ilegal sem causa. Mas a única coisa que eles querem é ter um salágio digno, uma vida melhor, uma escola melhor, uma educação melhor, um mundo melhor. Será que é muito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário