15 de jan. de 2021

Minha experiência de Estudos: Bacharelado em Relações Internacionais no Centro Universitário Uninter (RI à distância - UNINTER)

 INTERNACIONALISTA

Como foi, o que é, minha experiência, detalhes sobre os programas, etc

  • Matérias
    Na minha experiência considerei a maioria das matérias muito bem dadas, com exceção de algumas disciplinas onde eu, assim como diversos colegas, pensamos que o ensino ficou a desejar e contactamos a tutoria, mas de modo geral as matérias foram muito pertinentes e bem dadas. O material de apoio disponibilizado online também era muito bom.

    As matérias contam com material de apoio (pdf), material no site, videoaulas e também livros impressos. A forma de avaliação é através de APOLs e provas presenciais (online durante a pandêmia). As APOLs são breves provas com consulta.

   Existem ainda matérias que são oferecidas em português e inglês, como por exemplo, Empresas Transnacionais, podendo o estudante optar por assistir as aulas e ler o material em inglês ou português.

  • Contato com a coordenação do curso

    Sempre que foi necessário algum contato com a coordenação, tive respostas rápidas e fui atendido com muita atenção e respeito. 

  • Tutoria 

    O contato com a tutoria, de modo geral, era fácil. Por duas vezes, não foi possível que ajudassem no que eu estava solicitando, entretanto, foram casos isolados. Em uma ocasião sobre uma matéria onde haviam sido pulados conceitos mencionados em aula e outra ocasião sobre assunto específico em matéria.  

  • Livros Impressos

    Uma das questões que gostei muito foi receber os livros impressos, cada disciplina possui um livro próprio e eles são entregues impressos para o pólo e depois cada acadêmico retira o seu.

    Mesmo na modalidade EaD, pude realizar atividade voluntárias junto ao NUPRI, a atuação deu-se por meio de pesquisas diversas coordenadas por uma das professoras.

    A UNINTER realiza o ENFOC, um evento científico, anualmente (ou a cada dois anos) possibilitando que os estudantes participem de um evento científico, publiquem seus trabalhos e também apresentam.  

  • Curso de Idiomas oferecido pela instituição (U-best)

    A UNINTER também oferece um curso de idiomas grátis para todos os acadêmicos.

    O Programa de Iniciação Científica (PIC) da UNINTER é bem estruturado, na minha experiência, foi levado de forma muito organizada. Em 2019, os pesquisadores da modalidade EaD não participavam das reuniões mensais; em 2020, diante do cenário da pandemia, as reuniões foram transferidas para a plataforma online e foi possível a participação. A orientação do professor responsável acontece sob demanda e ao final de cada semestre é necessário submeter um relatório com as publicações, participações em eventos, congressos, etc.

   Meu intercâmbio também foi virtual com aulas na UPAEP do México. Iniciando em Janeiro de 2021, cursei as matérias Derecho Internacional e Seminario de Titulación na UPAEP. As aulas tem um ritmo acelerado e são, por óbvio, em espanhol (embora existam opções de matérias em inglês!). A apoio dos responsáveis pelo intercâmbio na UNINTER e também não UPAEP são muito efetivos e tem respondido minhas solicitações sempre na mesma semana. As aulas são ao vivo, pela plataforma Blackboard na disciplina de Derecho Internacional e pelo Zoom na matéria de Seminário de Titulación.

  • Realização de estágio não obrigatório

   Durante o curso, realizei um estágio no Registro de Imóveis de minha cidade. As informações na plataforma foram bastante claras e o termo de estágio foi rapidamente aprovado.

   Você pode clicar no link acima para ler a notícia da minha participação em um evento internacional. 

Abaixo, meu cartão de convite para desconto na UNINTER. O número de RU é 2584915.


Por Cláudio Antônio Klaus Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário