6 de jul. de 2015

Minha experiência no English Immersion U.S.A. 2015 [Cláudio Antônio Klaus Júnior]

U.S. Embassy Brasilia Flickr


   Algumas experiências em nossas vidas são difíceis de descrever usando somente palavras, imagens, videos, gostaria também de transmitir meus sentimentos junto deste texto. Tudo começou a muito tempo antes, mais ou menos no mês de junho de 2014 onde todos nós nos inscrevemos no programa Jovens Embaixadores, em seguida realizamos as provas oral e escrita, entrevista social, fomos todos selecionados como semifinalistas nacionais e então ficamos esperando a ligação da embaixadora, o que infelizmente não aconteceu - Alguns dias de tristeza mas em seguida um grupo no Facebook, Whatsapp e a ação começou; "Você está sendo convidado para o English Immersion USA 2015 que será realizado na cidade de Brasília-DF" Esta informação era muito importante pois muitos de nós esperávamos ansiosamente um EIP unificado. Começaram a vir as planilhas, a PB MotherWorks, o tema dos nossos projetos, o schedule e finalmente a lista dos roommates. Chegou então o grande dia - Para mim este grande dia chegou um pouco antes, sai da cidade de Tubarão de ônibus perto das 19h e cheguei em Florianópolis duas horas mais tarde, fui muito bem acolhido e recebido pela família do meu amigo Israel Rocha Borba, Jovem Embaixador 2014. No dia seguinte logo cedo fomos ao aeroporto, lá encontrei alguns dos outros Immersioners de SC e também do Rio Grande do Sul, nosso voo decolou. Chegamos na capital federal, ficamos esperando o Balen do RS achar sua mala que passou umas 12x na esteira haha, ao sair pela porta logo encontramos Conrado com a plaquinha do programa e uma sacolinha de lanche para nós, o conselho foi "Fiquem de olho em sua bagagem" - Fomos guiados a um lugar onde muitos outros immersioners estavam aguardando o ônibus e então já vimos o teacher Victor e também Helena. Foi muita felicidade desde a hora que chegamos :) - Em seguida fomos para o hotel, fizemos check-in, ganhamos a camiseta e o badge e então estávamos prontos para "Immerse yourselves into the English Language". Nosso schedule para o domingo era o seguinte: SUNDAY , June 28th
 01:00 – 04:30pm – 4 of July Picnic at the Embassy + activities
 05:30 – 6:30pm – Pontão
 07:30 – Dinner at Xique-Xique Asa Norte
   Tudo aconteceu, fomos muito bem recebidos na Embaixada, lá nos encontramos com a Marcia Mizuno e com Abigail. Tivemos diversas atividades e também a foto oficial do programa foi tirada neste dia. Em seguida fomos tirar fotos no Pontão, o pôr do sol foi maravilhoso. Tivemos um almoço com várias comidas típicas e eu me acabei nos hambúrgueres com muito molho barbecue.  Experimentei o CELERY que até aquele momento eu não sabia que era AIPO, mas foi bom pois pude experimentar sem preconceito e esta foi uma das coisas que eu tive em mente nesta edição, fazer tudo como se fosse a primeira vez, aprender como uma criança, estar disposta a me despir de todos os preconceitos, experimentar a cultura de uma forma realmente imersa. Nossas idas e voltas de ônibus sempre tinham festas com muita música cantada por nós - além de sempre ter alguém que batia a cabeça nas TVs, eu mais ou menos umas 5 - , em dois dias esgotamos todo o nosso repertório de músicas. Fomos jantar no Xique-Xique e também foi muito legal comer comida típica do nordeste. Em seguida já fomos para o hotel dormir. SEGUNDA-FEIRA todo mundo pronto e animado, acordei cedinho e fui tomar café-da-manhã. Fomos à CTJ conhecer e conversar com Abbott que nos ajudou nos projetos e também tivemos nosso primeiro Coffee Break com nossos tickets de "ten reais". Eu era do Grupo 2 e nos Ônibus grupo B então fomos para TV Tower - QUE ESTAVA FECHADA ;'( - Ermida, onde tiramos nossa foto "EIP" com o corpo e também fomos ao CCBB onde vimos algumas exposições e também comprei 2 bottons. Após o almoço tivemos HISTORY com o Tim e foi muito bacana. Em seguida tivemos "Maker Session" onde fizemos coisas muito legais com a teacher Helena, tínhamos várias estações e em casa uma fazíamos uma coisa diferente e muito legal, tipo BATERIA DE BANANAS. Depois do Coffee Break tivemos nossa primeira Dance Class onde começamos o ensaio de Bang Bang. Depois do Jefferson nos explicando sobre o Education USA fomos ao boliche e depois fomos jantar numa churrascaria, para mim já era tarde mas não lembro que horas exatamente, mas fomos dormir. Terça - you realize that the time is going too fast - fomos para a Embassy, tive a oportunidade de compartilhar nosso case de sucesso do Alumni Day aqui de Santa Catarina e de conhecer a Marion pessoalmente, além disso conheci também o Aaron que é mórmon e muito legal. Eu também conheci pessoalmente a Ana Paloma ♥. O Julio Galhardi sempre arrasa e nesta vez não foi diferente, muita bricadeira e doces - Eu puder compartilhar o que eu achava que era o amor, foi interessante haha. Nós cantamos I REALLY, REALLY, REALLY, REALLY, REALLY LIKE YOU. Depois disso voltamos para o CTJ e tivermos algumas aulas English com Ricardo, sempre muito engraçado, Cooking, onde aprendemos a fazer cookies e pancakes e também comemos e em seguida tivemos Coffee Break, depois Culture com Victor Hugo, em seguida tivemos nossa aula de e-Writing onde começamos a cofeccionar nossos eBooks nos iPads. Depois disso 2 horas de project preparation e então o mais esperado DINNER AT PIZZA A BESSA, onde o Rildo foi oficialmente conhecido por todos pelas suas miçangas e também "É VIDEO?" que depois foi transformado em "Is it a video?".
    Quarta-feira, toda a alegria e emoção no meio da semana e começamos a lembrar que tudo vai acabar na sexta, neste dia o objetivo foi aproveitar muitão. O grupo B foi para todos os outro lugares Cathedral, 3 Power Square (Congress Building, Planalto Palace, Supreme Court Building) and Alvorada Palace. Tivemos nosso primeiro ensaio da dança com todo mundo junto e em seguida PARTY, ops, Dance. Sim, teve festinha nesta edição do EIP e foi tudo muito divertido. Neste dia vi a NAJLA, Alumni da US Embassy e também a SMENIA.  QUINTA já tinha chegada, eu me apeguei muito a todos, fiz muitas amizades e tentei conversar com todo mundo. No caminho para o Football o Edinan fez um discurso e cantamos "See you again" e o choro começou no grupo B. Em seguida fomos ao Roadhouse Grill e foi muito divertido principalmente a história do Alaf e o hambúrguer "mais seco que o nordeste". SEXTA FEIRA chegou, hora de apresentar nosso projeto (eu apareci no video como um pai de uma família Amish, a Ms. Böhm do Rio Grande do Sul foi minha esposa e a Milla a irmã rebelde dela ;) ) logo em seguida tivermos a dança, dai fomos para o Brunch e depois de uma horinha tava na hora de partir, chorrei bastante, foi uma semana muito especial e foi tudo muito top, eu curti casa pouquinho. Cheguei em casa no sábado 06h45 da manhã e o facebook tava bombando, muitas fotos e textos muito amados de todas as pessoas, eu fui logo curtir tudo e ver os videos e depois dormir. Ontem a noite fizemos mais um hangout e foi muito legal ver os memes do EIP e conversar sobre nossa experiências magnifica. 
  Posso garantir que o que acontece no EIP nos transforma, nossa mente se abre e nunca mais volta a ser o que era antes, fazemos muitas amizades, e casa pessoa tem um espaço especial em nosso coração. Uma outra coisa muito legal foi o que o prof. Vitor (Dance teacher) nos falou sobre uma história que as pessoas nascem com a alma muito pequena e incompleta e pelas nossas experiências e pelas pessoas que nós conhecemos nossa alma cresce e é completada e com certeza isso aconteceu com todos nós. 
  Gostaria de agradecer a cada pessoa envolvida nisso, minha família e meus amigos, o comitê de seleção de Santa Catarina, a família do Israel Borba, Staff do CTJ, Alba e Simone, Galera da Embaixada, Conrado, Marion e Ana Paloma e todos os EIs que fizeram desta experiências uma das maiores de minha vida - THANK YOU! ♥
U.S. Embassy Brasilia Flickr 

U.S. Embassy Brasilia Flickr 
Feel free to take a look in some pages of my eBook:






Some of the Immersioners :)


Program description


Roommates


BÔNUS:
Veja o video da chegada do Renato e da Renata do Paraná no EIP:

O video oficial:

Por Cláudio Antônio Klaus Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário