6 de jul de 2015

Minha experiência no English Immersion U.S.A. 2015

U.S. Embassy Brasilia Flickr


   Algumas experiências em nossas vidas são difíceis de descrever usando somente palavras, imagens, videos, gostaria também de transmitir meus sentimentos junto deste texto. Tudo começou a muito tempo antes, mais ou menos no mês de junho de 2014 onde todos nós nos inscrevemos no programa Jovens Embaixadores, em seguida realizamos as provas oral e escrita, entrevista social, fomos todos selecionados como semifinalistas nacionais e então ficamos esperando a ligação da embaixadora, o que infelizmente não aconteceu - Alguns dias de tristeza mas em seguida um grupo no Facebook, Whatsapp e a ação começou; "Você está sendo convidado para o English Immersion USA 2015 que será realizado na cidade de Brasília-DF" Esta informação era muito importante pois muitos de nós esperávamos ansiosamente um EIP unificado. Começaram a vir as planilhas, a PB MotherWorks, o tema dos nossos projetos, o schedule e finalmente a lista dos roommates. Chegou então o grande dia - Para mim este grande dia chegou um pouco antes, sai da cidade de Tubarão de ônibus perto das 19h e cheguei em Florianópolis duas horas mais tarde, fui muito bem acolhido e recebido pela família do meu amigo Israel Rocha Borba, Jovem Embaixador 2014. No dia seguinte logo cedo fomos ao aeroporto, lá encontrei alguns dos outros Immersioners de SC e também do Rio Grande do Sul, nosso voo decolou. Chegamos na capital federal, ficamos esperando o Balen do RS achar sua mala que passou umas 12x na esteira haha, ao sair pela porta logo encontramos Conrado com a plaquinha do programa e uma sacolinha de lanche para nós, o conselho foi "Fiquem de olho em sua bagagem" - Fomos guiados a um lugar onde muitos outros immersioners estavam aguardando o ônibus e então já vimos o teacher Victor e também Helena. Foi muita felicidade desde a hora que chegamos :) - Em seguida fomos para o hotel, fizemos check-in, ganhamos a camiseta e o badge e então estávamos prontos para "Immerse yourselves into the English Language". Nosso schedule para o domingo era o seguinte: SUNDAY , June 28th
 01:00 – 04:30pm – 4 of July Picnic at the Embassy + activities
 05:30 – 6:30pm – Pontão
 07:30 – Dinner at Xique-Xique Asa Norte
   Tudo aconteceu, fomos muito bem recebidos na Embaixada, lá nos encontramos com a Marcia Mizuno e com Abigail. Tivemos diversas atividades e também a foto oficial do programa foi tirada neste dia. Em seguida fomos tirar fotos no Pontão, o pôr do sol foi maravilhoso. Tivemos um almoço com várias comidas típicas e eu me acabei nos hambúrgueres com muito molho barbecue.  Experimentei o CELERY que até aquele momento eu não sabia que era AIPO, mas foi bom pois pude experimentar sem preconceito e esta foi uma das coisas que eu tive em mente nesta edição, fazer tudo como se fosse a primeira vez, aprender como uma criança, estar disposta a me despir de todos os preconceitos, experimentar a cultura de uma forma realmente imersa. Nossas idas e voltas de ônibus sempre tinham festas com muita música cantada por nós - além de sempre ter alguém que batia a cabeça nas TVs, eu mais ou menos umas 5 - , em dois dias esgotamos todo o nosso repertório de músicas. Fomos jantar no Xique-Xique e também foi muito legal comer comida típica do nordeste. Em seguida já fomos para o hotel dormir. SEGUNDA-FEIRA todo mundo pronto e animado, acordei cedinho e fui tomar café-da-manhã. Fomos à CTJ conhecer e conversar com Abbott que nos ajudou nos projetos e também tivemos nosso primeiro Coffee Break com nossos tickets de "ten reais". Eu era do Grupo 2 e nos Ônibus grupo B então fomos para TV Tower - QUE ESTAVA FECHADA ;'( - Ermida, onde tiramos nossa foto "EIP" com o corpo e também fomos ao CCBB onde vimos algumas exposições e também comprei 2 bottons. Após o almoço tivemos HISTORY com o Tim e foi muito bacana. Em seguida tivemos "Maker Session" onde fizemos coisas muito legais com a teacher Helena, tínhamos várias estações e em casa uma fazíamos uma coisa diferente e muito legal, tipo BATERIA DE BANANAS. Depois do Coffee Break tivemos nossa primeira Dance Class onde começamos o ensaio de Bang Bang. Depois do Jefferson nos explicando sobre o Education USA fomos ao boliche e depois fomos jantar numa churrascaria, para mim já era tarde mas não lembro que horas exatamente, mas fomos dormir. Terça - you realize that the time is going too fast - fomos para a Embassy, tive a oportunidade de compartilhar nosso case de sucesso do Alumni Day aqui de Santa Catarina e de conhecer a Marion pessoalmente, além disso conheci também o Aaron que é mórmon e muito legal. Eu também conheci pessoalmente a Ana Paloma ♥. O Julio Galhardi sempre arrasa e nesta vez não foi diferente, muita bricadeira e doces - Eu puder compartilhar o que eu achava que era o amor, foi interessante haha. Nós cantamos I REALLY, REALLY, REALLY, REALLY, REALLY LIKE YOU. Depois disso voltamos para o CTJ e tivermos algumas aulas English com Ricardo, sempre muito engraçado, Cooking, onde aprendemos a fazer cookies e pancakes e também comemos e em seguida tivemos Coffee Break, depois Culture com Victor Hugo, em seguida tivemos nossa aula de e-Writing onde começamos a cofeccionar nossos eBooks nos iPads. Depois disso 2 horas de project preparation e então o mais esperado DINNER AT PIZZA A BESSA, onde o Rildo foi oficialmente conhecido por todos pelas suas miçangas e também "É VIDEO?" que depois foi transformado em "Is it a video?".
    Quarta-feira, toda a alegria e emoção no meio da semana e começamos a lembrar que tudo vai acabar na sexta, neste dia o objetivo foi aproveitar muitão. O grupo B foi para todos os outro lugares Cathedral, 3 Power Square (Congress Building, Planalto Palace, Supreme Court Building) and Alvorada Palace. Tivemos nosso primeiro ensaio da dança com todo mundo junto e em seguida PARTY, ops, Dance. Sim, teve festinha nesta edição do EIP e foi tudo muito divertido. Neste dia vi a NAJLA, Alumni da US Embassy e também a SMENIA.  QUINTA já tinha chegada, eu me apeguei muito a todos, fiz muitas amizades e tentei conversar com todo mundo. No caminho para o Football o Edinan fez um discurso e cantamos "See you again" e o choro começou no grupo B. Em seguida fomos ao Roadhouse Grill e foi muito divertido principalmente a história do Alaf e o hambúrguer "mais seco que o nordeste". SEXTA FEIRA chegou, hora de apresentar nosso projeto (eu apareci no video como um pai de uma família Amish, a Ms. Böhm do Rio Grande do Sul foi minha esposa e a Milla a irmã rebelde dela ;) ) logo em seguida tivermos a dança, dai fomos para o Brunch e depois de uma horinha tava na hora de partir, chorrei bastante, foi uma semana muito especial e foi tudo muito top, eu curti casa pouquinho. Cheguei em casa no sábado 06h45 da manhã e o facebook tava bombando, muitas fotos e textos muito amados de todas as pessoas, eu fui logo curtir tudo e ver os videos e depois dormir. Ontem a noite fizemos mais um hangout e foi muito legal ver os memes do EIP e conversar sobre nossa experiências magnifica. 
  Posso garantir que o que acontece no EIP nos transforma, nossa mente se abre e nunca mais volta a ser o que era antes, fazemos muitas amizades, e casa pessoa tem um espaço especial em nosso coração. Uma outra coisa muito legal foi o que o prof. Vitor (Dance teacher) nos falou sobre uma história que as pessoas nascem com a alma muito pequena e incompleta e pelas nossas experiências e pelas pessoas que nós conhecemos nossa alma cresce e é completada e com certeza isso aconteceu com todos nós. 
  Gostaria de agradecer a cada pessoa envolvida nisso, minha família e meus amigos, o comitê de seleção de Santa Catarina, a família do Israel Borba, Staff do CTJ, Alba e Simone, Galera da Embaixada, Conrado, Marion e Ana Paloma e todos os EIs que fizeram desta experiências uma das maiores de minha vida - THANK YOU! ♥
U.S. Embassy Brasilia Flickr 

U.S. Embassy Brasilia Flickr 
Feel free to take a look in some pages of my eBook:






Some of the Immersioners :)


Program description


Roommates


BÔNUS:
Veja o video da chegada do Renato e da Renata do Paraná no EIP:

O video oficial: