5 de mai. de 2015

PROGRAMA SENADO JOVEM BRASILEIRO


8º CONCURSO DE REDAÇÃO DO SENADO FEDERAL
Participação política: no parlamento, nas ruas, nas redes sociais.

Como participar:
Carta do Presidente do Senado aos Diretores:

PROGRAMA SENADO JOVEM BRASILEIRO

Em 2014, o Senado Federal aprovou, de forma inédita, dois projetos de lei que nasceram de sugestões de alunos em escolas públicas estaduais como esta dirigida por você. Outros 22 ainda estão sendo discutidos pelos senadores. 
O Poder Legislativo tem o dever de fortalecer a democracia brasileira e de buscar melhorias para a vida nacional. Para isso, trabalha intensamente na elaboração, discussão e votação de projetos, na fiscalização do governo e na melhor destinação dos recursos públicos. Dialoga com a sociedade e busca parcerias que aproximem o cidadão das Casas Legislativas. 
Neste ano, o sentimento é o da esperança, e a determinação mais firme é a de realizar um novo período de trabalho que intensifique as reflexões sobre o nosso país, aprimore as nossas decisões legislativas e traga efetivamente melhorias para a vida nacional. Há muito a construir pela frente, como chegar a um consenso e conseguir a aprovação das reformas política e tributária, além das necessárias reformulações do Código Penal, da Lei de Execução Penal, da Lei de Licitações e do Código de Defesa do Consumidor. 
Temos de encontrar novos meios de cooperação entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios na discussão de temas relevantes, como a educação e a segurança pública. Mas as atividades do Congresso, em especial do Senado Federal, vão além da votação desses importantes projetos que impactam na vida de todos os brasileiros. 
Esta Casa incentiva o cidadão a participar do debate público e das definições dos rumos do país, com a transmissão ao vivo das reuniões das comissões temáticas e das sessões plenárias, com a interatividade nas audiências públicas e com o programa e-cidadania, entre outros. Esses são apenas alguns exemplos das iniciativas oferecidas pelo Senado e voltadas a toda a sociedade. Mas há uma ação destinada especialmente ao jovem estudante brasileiro. 
Com o tema “Participação Política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais”, estamos lançando mais uma edição do Projeto Jovem Senador, fruto de uma parceria do Senado Federal com o Ministério da Educação (MEC), com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e com as secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal. 
Trata-se de um projeto anual que seleciona, por meio de um concurso de redação, 27 estudantes para vivenciarem o trabalho dos senadores em Brasília. 
Venho convidá-lo a saber mais na página www.senado.gov.br/jovemsenador e pedir que incentive seus professores e alunos a participarem. Foi por meio dessa iniciativa que boas ideias de estudantes se transformaram nos projetos aprovados citados no início desta carta. É uma grande oportunidade para os jovens e para o Brasil. Assim, estamos caminhando para uma democracia mais forte e para uma vida melhor. 

Renan Calheiros 
Presidente do Senado Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário