23 de dez de 2014

Ideias para tornar o natal inesquecível

Fonte: http://waysofthecarraways.blogspot.com.br/

Etapas essenciais para ensinar as crianças sobre o real significado do Natal (Via: Familia.com.br - Isabella Araujo)


  • 1- Aprender as histórias bíblicas

    Para que a família fique mais unida e tenha mais harmonia, é importante ter algum tempo juntos. Os pais podem determinar um horário e dia da semana específico para isso. Durante essas reuniões, os familiares podem conversar sobre as necessidades e os desafios que enfrentam e também se divertir. Uma dessas oportunidades pode ser utilizada para ler as passagens bíblicas sobre o nascimento de Cristo. Para que a atividade seja mais divertida, as crianças podem ser fantasiadas e encenar as histórias narradas. O teatrinho pode ser repetido na noite do Natal.
  • 2- Cantar músicas de Natal

    A música tem poder para ensinar e emocionar as pessoas. Existem muitas belas letras natalinas. A família pode escolher uma canção e aprender a cantá-la. Ao memorizarem juntos as estrofes e melodias, podem surgir novas oportunidades de aprendizado.
  • 3- Decorar a casa

    A decoração natalina também ajuda a criar um ambiente propício para o aprendizado. Além de ter boneco de neve, rena e Papai Noel espalhados pela casa, inclua também um presépio e símbolos que representem a história de Cristo. As crianças podem criar enfeites personalizados. Ao elaborar, por exemplo, estrelas para árvore de Natal, podem aprender sobre a anunciação de Cristo.
  • 4. Ajudar os necessitados

    Escolham atividades que mudem o foco do "receber" para o "doar". Os valores da solidariedade são enraizados quando oferecemos de nosso tempo, habilidades e recursos. Ao longo das semanas que antecedem o Natal, ajudem as crianças a identificarem oportunidades de servir outras pessoas, como amigos e familiares. As crianças podem ser incentivadas a ajudar a preparar cartões de Natal, alimentos ou presentes artesanais. Podem ainda doar alguns de seus brinquedos mais antigos para os necessitados, visitar um idoso ou enfermo na noite do Natal ou aprender a orar pelos que passam por dificuldades.
  • 5- Ensinar sobre gratidão

    É claro que a espera pelo Papai Noel e os presentes fazem parte da comemoração. As crianças também aprendem sobre amor, carinho e afeto ao serem servidas e cuidadas. Mas certifique-se de ajudá-las a agradecerem pelo que receberam. Ao aprenderem a ser gratas, com o tempo, também serão capazes de reconhecer as bênçãos diárias que recebem de Deus.
    Ler histórias bíblicas, cantar hinos, decorar a casa ou prestar serviço, seja qual for a estratégia escolhida para ensinar as crianças sobre o simbolismo do Natal, o importante é que a família se esforce continuamente para transmitir boas tradições e princípios aos filhos. Não nos preocupemos demais com a quantidade de atividades que fazemos, mas com o amor que dedicamos ao realizar cada delas.
Neste links existem ideias natalinas usando técnicas montessorianas e de homeschooling, voltada principalmente para os primeiros anos de vida (disponível somente em inglês, não existem desculpas, USE O GOOGLE TRADUTOR):






Dicas e ideias encontradas na internet para fazer um natal inesquecível para sua família e principalmente para as crianças.

Pegadas do Papai Noel pela casa


Cartinhas no mural: Pode-se colocar 24 cartinhas e todas as noites do mês de dezembro se tira uma e lê-se o que está dentro. A carta pode ser composta com mensagens diretamente do Papai Noel. 

As crianças mesmo podem montar a árvore

Uma guirlanda, onde os "ramos" são o molde da mão de seu pequeno

Enfeite de natal feito de gesso com a mão da criança gravada

Ornamentos para o pinheirinho, anjos feitos com palitos de picolé.

Outra parte realmente importante é lembrar de ensinar às crianças sobre o significado do natal (Via: Pequenada): 
Créditos da imagem: Phil Romans
Existem inúmeras atividades natalícias a decorrer nesta época dentro das nossas casas: desde as decorações festivas, à elaboração dos postais e telefonemas a familiares, passando pela confeção dos tradicionais doces, sem esquecer outros rituais que possam fazer parte das suas festas. Por isso mesmo, é essencial envolver as crianças em todos os preparativos para o Natal. Só assim perceberão que a quadra é, de facto, mais do que a noite de Consoada passada ansiosamente a olhar para o relógio, à espera que dê as 12 badaladas para que se possam abrir finalmente as prendas.

Aniversário de Jesus




O Natal existe porque Jesus Cristo nasceu e, sendo este o seu aniversário, nada mais apropriado do que o recordar. Independentemente das tradições religiosos serem ou não praticadas no seio da vossa família, nada impede que não possam ler juntos a história do nascimento de Jesus, seja através da Bíblia, seja através de livros apropriados para crianças. Ensine à pequenada qual a origem do Natal, ou seja, o motivo de tanta festa.
  • Dicas para ensinar as crianças:

  • 1. Seja exemplo

    Não queira que a criança aprenda algo se você não mostrar a ela através de ações. Se você quer que ela aprenda que o Natal é momento de demonstrar mais amor, então demonstre amor. Um ato fala mais que mil palavras.
  • 2. Aproveite os momentos

    Hoje em dia, cada vez mais cedo o comércio dá início às propagandas para o Natal, lembrando que o mesmo está chegando. Assim que a criança perceber a movimentação, aproveite para começar a direcionar sua atenção para o objetivo de ensinar sobre o verdadeiro significado do Natal. Não deixe somente para a mensagem da ceia, prepare a criança para o dia especial.
Fontes e sites com mais dicas e ideias:
http://familia.com.br/filhos/5-ideias-para-ensinar-as-criancas-sobre-o-natal
http://familia.com.br/fam%C3%ADlia/8-dicas-para-ensinar-criancas-sobre-o-verdadeiro-significado-do-natal
http://www.activityvillage.co.uk/christmas-crafts
http://familia.com.br/natal/dicas-de-tradicoes-para-a-vespera-de-natal
http://familia.com.br/christmas/dicas-de-atividades-com-a-familia-para-um-natal-inesquecivel
http://www.vidanet.org.br/mensagens/torne-seu-natal-inesquecivel
http://www.maecorujacg.com.br/um-natal-inesquecivel/
https://www.google.com.br/search?q=ideias+para+o+natal
https://familysearch.org/campaign/4-christmas-ideas
https://familysearch.org/blog/en/4-great-ideas-creating-cherished-holiday-memories/
https://familysearch.org/blog/en/ancestor-ornament/?cid=lp-mas-2509