30 de mai. de 2014

14 coisas inventadas por Mórmons


1. Televisão
Não se pode falar da invenção da televisão, sem olhar para o seu inventor, Philo T. Farnsworth. Philo nasceu em 1906 em Beaver, Utah. Sua família tinha seguido Brigham Young para o Vale do Utah, e Philo cresceu em um rancho em Rigby, Idaho, onde sua família se mudou depois de deixar Beaver.
Philo adorava ciência e primeiro teve a idéia para a televisão elétrica quando ele tinha 14 anos de idade. Embora ele não teve uma educação como faculdade ou escola, ele estava muito interessado em eletricidade e compartilhou um esboço inicial de sua idéia com um professor de química em 1922. Em 1927, aos 21 anos, ele apresenta a sua televisão eletrônica, uma câmera dissector imagem tubo iluminado com uma luz de arco que transmitiu a primeira imagem continua, um sinal de dólar.
Uma das maiores corporações dos Estados Unidos na época, RCA, se ofereceu para comprar a sua patente com o equivalente a US $ 1 milhão hoje, mas ele recusou. Apesar de ser o homem responsável pela invenção, Farnsworth mais tarde disse a seu filho sobre a televisão: "Não há nada sobre ele que vale a pena, e nós não vamos vê-lo nesta casa, e eu não quero isso na sua dieta intelectual". Na época de sua morte em 1971, Philo Farnsworth foi creditado com mais de 300 patentes americanas e estrangeiras.

2. Guitarra elétrica
Antes Alvin McBurney, a guitarra não era tão emocionante e inovadora. Ele construiu o primeiro amplificador elétrico para a guitarra quando ele tinha apenas 15 anos e tem uma patente para ele e várias melhorias mais tarde.
Em 1927, Alvin mudou seu nome para "Alvino Rey" ("Rey" significa "rei" em espanhol) se encaixar com a popularidade da música latina no tempo e no final de 1930 foi recrutado pela empresa Gibson para desenvolver uma picape protótipo como eles desenvolveram o pedal steel guitar Electroharp. Ele pegou popularidade e evoluiu para o atual modelo de guitarra elétrica.
Alvino não nasceu LDS, mas de fato convertido quando se casou com uma Mórmon, Luise King. 

3. Semáforo
O "pisca casa do pássaro" fez sua estreia no cruzamento da 200 South Main Street e, em Salt Lake City, em 1912, operado manualmente por um policial. Apesar de tentativas anteriores haviam sido feitas para criar um controle de tráfego mecânico, o semáforo policial Mórmon, Lester Wire foi o primeiro a usar vermelho e verde em luzes elétricas.
Cidadãos de Salt Lake originalmente desaprovou o dispositivo, olhando para ela como uma novidade ou apenas descaradamente ignorando. A Polícia ocasionalmente encontrado o dispositivo tinha sido vandalizado durante a noite e o tempo necessário para os reparos. No entanto, o sinal de trânsito presos ao redor, e projeto do fio foi melhorado várias vezes para as luzes regulamentados que vemos hoje.

4. Artificial Cirurgia de Transplante Coração
02 de dezembro de 1982 marcou um dia importante na história da medicina e da história Mórmon. O SUD e cirurgião cardíaco Dr. William DeVries recebeu permissão dos Estados Unidos Food and Drug Administration para implantar o poliuretano Jarvik-7 coração artificial em humanos e realizou o primeiro transplante no companheiro Mórmon Barney Clark. Foi um procedimento arriscado, e Clark viveu muito-mais do que o esperado 112 dias após a cirurgia.

5. Digital Sound e Tecnologia Filme
O som digital que agora associamos com CDs e DVDs começou com a invenção da tecnologia que traduziu de som analógico em um formato digital. Esta tecnologia foi inventada pelo SUD Robert B. Ingebretsen e seu mentor, o professor Thomas Stockham.
Mais tarde, Ingebretsen escreveu o software para o primeiro sistema de edição de áudio digital prático, enquanto trabalhava para Soundstream Inc. Sony e Philips bater Soundstream em CDs de produção, no entanto, em parte porque Ingebretsen e aqueles que ele trabalhou com nunca patenteou a tecnologia de edição de áudio digital que tinham originalmente criado . Ingebretsen também criou o primeiro filme digital, a 20 segundos do retrato de um lado, com a ajuda do colega Mórmon, Ed Catmull.

6. Aparelhos Auditivos
O que começou com um esforço para medir a carga de um elétron eventualmente evoluiu para o que hoje é conhecido como o aparelho auditivo. Harvey Fletcher, um mórmon nascido em Provo, Utah, começou a tentar medir a carga de um elétron, e rapidamente se envolveu com o estudo som estereofônico enquanto age como chefe de pesquisa de física no Bell Telephone Laboratories após se formar na faculdade.
A primeira apresentação do som "tridimensional", foi pelo Dr. Fletcher em 24 de janeiro de 1934 e foi descrito por muitos presentes como "assustador". Dr. Fletcher também fez um trabalho pioneiro em som para cinema, televisão e rádio transistor .

7. Odómetro ou "Road-o-meter"
Embora vários tipos de odômetros tinha sido inventado por pessoas como Benjamin Franklin, o inventado pelos pioneiros mórmons William Clayton e Appleton Harmon é contado como uma nova invenção, porque era diferente e mais complexo do que todos os tipos anteriores de odômetros. Graças à série de raios móveis e engrenagens, Clayton foi capaz de fornecer medições bastante precisas de distância ao pioneiros Mórmons. Quando estes foram publicados, eles foram amplamente utilizados pelos pioneiros futuros, 49ers Califórnia-bound, e outros que viajam pelo mesmo caminho.

8. Firearms melhoradas
Muitas vezes chamado de "O Pai de armas de fogo modernas", John Moses Browning, nascido em Ogden, é creditado com mais de 120 patentes de armas de fogo. Sua realização mais notável foi a invenção da arma automática máquina movida a gás. Pistolas semi-automáticas e espingardas também a lista de invenções e suas armas da maca Browning foram fabricados por ambas as empresas Winchester e Colt conhecidos. Sua contribuição para armas militares foi muito importante durante a eclosão da Primeira Guerra Mundial, e seu nome ainda é familiar aos usuários de armas de fogo hoje. 
Pai John Moisés era um mórmon convertido de Tennessee, que também fez contribuições significativas para a indústria de armas de fogo. Sua invenção da culatra repetir rifle de correr, muitas vezes referida como uma "arma gaita", foi o precursor de armas de fogo atuais de revistas de alta capacidade. Como uma nota interessante, depois de Jonathan Browning convertida ao mormonismo, suas armas foram todas marcados com uma leitura da placa "Santidade ao Senhor-Nosso Preservação". 

9. Diamantes artificiais
Embora você não vai encontrar esses cristais em uma loja de jóias, diamantes sintéticos tem encontrado um nicho na indústria, aparecendo em brocas, serras diamantadas e ferramentas de polimento. O inventor, H. Tracy Hall, trabalhou em um laboratório de pesquisa da General Electric, e recriado processo de tomada de diamante da Terra, submetendo carbono para extrema pressão e um calor de 5.000 graus Farenheit usando uma prensa hidráulica. Mais tarde, ele desenvolveu e patenteou uma imprensa tetraédrico mais eficiente e ajudou a fundar a tomada de diamante empresa MegaDiamond industrial.

10. Cirurgia a Laser
Embora lasers tiveram muitos usos, O SUD, John A. Dixon foi um dos primeiros a fazer-lhes uma ferramenta comum na cirurgia. Por meio de um tubo de quartzo de cabelo fino e um dispositivo de visualização, Dixon foi o primeiro a utilizar um laser para vedar com sucesso úlceras hemorrágicas e vaporizar pólipos intestinais, entre outras coisas.  

11. E 12. Esteira Leve e Diálise Shunt
Uma versão menor e mais tranqüila de esteiras originais, modelo leve do inventor Wayne Quinton foi usado pela primeira vez para testar pacientes cardíacos em consultórios médicos. Mais tarde, tornou-se o padrão da indústria e versões modernizadas de seu modelo original são agora usados ​​em em ginásios, academias de ginástica, e casas.
Quinton também é creditado com a invenção de outras ferramentas, como um oxigenador de bolhas usado pela primeira cirurgia de coração aberto e, a mais famosa, uma derivação utilizada para diálise renal a longo prazo que tem ajudado milhões estender suas vidas.

13. Goretex
Este tecido impermeável foi apropriadamente nomeado após seu inventor Mórmon, Robert W. Gore. Embora ele levou quase 10 anos para obter a patente do produto, agora é amplamente utilizado. O material também é à prova de vento e respirável, tornando-se um tecido de escolha para quem gosta do ar livre. (Foi mesmo uma vez usado por participantes de uma expedição à Antártida!)

14. Informática Médica (usando computadores na área médica)
Já de volta em 1950, Dr. Home R Warner começou a mapear o sistema cardiovascular para descobrir funções cardiovasculares. Isso levou a novos tratamentos para a doença cardíaca, bem como ferramentas de computação para hospitais e salas de cirurgia. Em 1968 ele escreveu sua primeira versão de um programa de software para avaliar os dados do paciente, o que era útil para os médicos, que foram muitas vezes oprimido por informações de tantas diferentes sensores. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário