11 de mar. de 2011


Cidades mobilizam-se e já confirmam participação


O WWF-Brasil já está recebendo dezenas de manifestações positivas ao movimento Hora do Planeta, vindas de municípios de várias regiões do País. Os convites foram enviados na semana passada, embora as adesões por parte das prefeituras tenha começado no dia 14 de fevereiro. Uma das cidades que já confirmaram participação foi Caçador (foto), em Santa Catarina, cujo aniversário de fundação será comemorado no dia 26 de março,  simultaneamente com a Hora do Planeta.

Com cerca de 65 mil habitantes - descendentes, em sua maioria, de italianos -, Caçador foi criada em 25 de março de 1934, em plena Guerra do Contestado. Considerada um importante pólo cultural do meio-oeste catarinense, a cidade desenvolveu-se a partir da extração e industrialização da madeira e do reflorestamento. A agricultura surgiu, em seguida, como nova opção de geração de divisas, com destaque para os hortifrutigranjeiros. Caçador é considerado o maior produtor de tomates do sul do Brasil.

Para a Hora do Planeta, a prefeitura comprometeu a diminuir em 25% a iluminação da cidade, deixando acesas apenas as luzes principais. A adesão vai contar com os seguintes parceiros: Fundação do Meio-Ambiente (Fundema), Escola de idiomas Wizard, União dos Escoteiros do Brasil, Grupo Escoteiro Pindorama, WSPA, Ong SOS Nascentes, Projeto Protetor Ambiental, Policia Militar Ambiental de Caçador, Ong Gato-do-Mato, Chocolate-se, Artes Gráficas Oeste, Panificadora Pão-de-Ló, Video Locadora Golden Video, Topa Tudo Disk Entulho e Supermercado Tama.

Outras duas cidades também confirmadas na Hora do  Planeta são Osasco, na região metropolitana da capital paulista, e Jumirim, na região sudoeste do Estado de São Paulo. Em Osasco, a prefeitura vai apagar as luzes do Viaduto Metálico, onde haverá concentração de simpatizantes com as causas propostas pelo movimento, além de músicos e artistas.

Em Jumirim, cidade com vocação turística, criada em dezembro de 1995, ficarão às escuras os prédios da Câmara Municipal, da Prefeitura Municipal, e ainda o Centro de Eventos Walter Zauri Ramos e a Praça Nossa Senhora Aparecida. Também haverá um ato público diante do prédio da Câmara, com debates sobre a importância da conscientização ambiental, apresentação de musicais e trabalhos dos alunos da Escola Municipal de Jumirim. A cidade participa da Hora do Planeta pelo terceiro ano consecutivo.

Para participar oficialmente da Hora do Planeta, as prefeituras precisam preencher e assinar um Termo de Adesão enviado por e-mail, pela WWF-Brasil. Maiores informações poderão ser obtidas pelos e-mails cidades@wwf.org.br eIngrid.freitas@fnp.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário